Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas levam vacinação contra a Covid-19 a supermercados

A Prefeitura de Manaus em parceria com o governo do Amazonas e o Grupo DB, realiza uma intensificação da vacinação contra a Covid-19 na capital, nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14/1. A ação será realizada em seis supermercados, das 9h às 16h, e será voltada exclusivamente para o público de 18 anos ou mais.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a medida visa mobilizar a população e facilitar o acesso às vacinas. “A vacinação descentralizada tem sido uma estratégia de sucesso utilizada na campanha de vacinação contra a Covid-19, estimulando a adesão dos usuários, com a instalação de pontos de atendimento em locais e horários alternativos”.

Nas seis unidades que funcionarão como pontos de atendimento estarão disponíveis a primeira e a segunda doses, para os que ainda não iniciaram ou precisam completar o esquema vacinal inicial, assim como todas as doses de reforço autorizadas pelo Ministério da Saúde.

O público geral pode receber duas doses de reforço (3ª e 4ª dose) com intervalos de quatro meses e as pessoas com alto grau de imunossupressão podem receber até a terceira dose de reforço (5ª dose).

Para se vacinar, o usuário deve observar se já completou o intervalo recomendado e ir ao posto de vacinação com documento de identificação com foto, CPF ou Cartão nacional de Saúde (CNS) e a carteira de vacinação.

A campanha será operacionalizada por registradores e vacinadores da Semsa e da Secretaria de Estado da Saúde, vinculados à Fundação de Vigilância em Saúde Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

A diretora da FVS, Tatyana Amorim, ressalta que a parceria entre os órgãos de saúde e o comércio facilita ainda mais o acesso à vacina, que segue como a principal aliada para evitar casos graves da Covid-19.

Unidades

Os supermercados onde a vacina estará disponível nesta sexta e sábado são o Hiper DB Paraíba, na zona Sul; Ponta Negra, na zona Oeste; Cidade Nova e Nova Cidade, na zona Norte; o Super DB da Eduardo Ribeiro, no Centro; e do Mutirão, na zona Leste.

Além dos supermercados, a Semsa mantém a vacinação, nesses dois dias, nas mais de 70 unidades básicas de saúde da rede municipal, 32 dos quais com atendimento a crianças a partir de 5 anos, e quatro voltadas para a vacinação de bebês de 6 meses a menores de 3 anos.

Atrasos

Dados do vacinômetro municipal (https://vacinometro.manaus.am.gov.br) mostram que que mais de 5 milhões de doses de vacina contra a Covid- 19 já foram aplicadas em Manaus, no entanto, mais de 600 mil pessoas ainda não receberam nenhuma dose de reforço.

“O vírus continua a circular e produzir suas subvariantes e por isso não podemos descansar quanto às medidas de proteção”, insiste a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informando que periodicamente a prefeitura vai continuar a promover ações de intensificação da vacinação na capital.

Todos os locais com vacinação contra a Covid, assim como as informações relativas à intervalos entre doses e públicos contemplado podem ser verificados no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e nas redes sociais oficiais (@semamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook).

 

MATÉRIAS RELACIONADAS