Dra. Mayara vai convocar Audiência para tratar da terceira onda de Covid-19

A deputada, Dra. Mayara Pinheiro Reis (Progressistas), anunciou nesta quarta-feira (24) que vai convocar uma Audiência no âmbito da Comissão de Saúde e Previdência (CSP) para tratar sobre a possível terceira onda do coronavírus no Estado do Amazonas.

Conforme Mayara, diversas notícias no início da semana trouxeram à tona a possibilidade de uma terceira onda, devido a reabertura do comércio e flexibilização das atividades. Caso se concretize, autoridades e demais órgãos públicos precisam se antecipar e elaborar ações de enfrentamento.

“Durante o início da semana, eu vi ser veiculado em alguns jornais a questão da terceira onda, a gente espera que não ocorra. Nós estamos correndo contra o tempo para vacinar a população, mas ainda há muito a ser feito. Não temos como prever se haverá mutação ou não ano que vem, então vamos trabalhando ações de saúde que possam realmente contingenciar e combater esse vírus. Eu vou marcar uma Audiência na Comissão de Saúde, chamar a FVS-AM, a SES Amazonas, a Semsa e todos os órgãos necessários para nos prepararmos para esse outro momento”, frisou durante a Sessão Ordinária.

Compra direta de vacinas

Para Mayara, a vacina ainda é a maior esperança e a medida mais eficaz na redução de casos graves e complicações em decorrência da Covid-19. No início do ano, a Comissão de Saúde aprovou um requerimento sugerindo ao Estado a compra direta de vacinas, por meio de um consórcio público. Na última segunda-feira (22), o Governo do Estado assinou a compra direta de 1 milhão de doses da vacina Sputnik V para o Amazonas através do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

“Fico plenamente feliz em ver que as nossas ações estão tendo retorno e que o nosso trabalho tem surtido efeito em prol da população”, pontuou.

Vacina para grávidas e puérperas

A Dra. Mayara defendeu ainda a vacinação para puérperas, que apresentam taxa de letalidade maior de 12% e também para gestantes, no terceiro trimestre, que correm risco de ter complicações em decorrência da Covid-19.

“Estou apresentando um requerimento para que essas gestantes e puérperas sejam vacinadas, já que saiu a nota técnica do Ministério da Saúde garantido a segurança desse grupo. Atualmente, apenas gestantes com comorbidades estão sendo assistidas e, a meu ver, com esse risco aumentado, todas as gestantes do terceiro trimestre e puérperas deveriam ser vacinadas”, pontuou.

MATÉRIAS RELACIONADAS