Operação realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), removeu cinco sucatas de veículos abandonados em vias das zonas Sul e Centro-Sul da cidade, na manhã desta terça-feira, 27/6. Os agentes de trânsito do órgão percorreram vias do bairro São Francisco e Aleixo e retiraram as carcaças que estavam em vias públicas. Em uma das abordagens, populares tentaram intimidar os agentes a não removerem sucatas, no entanto, a equipe contou com apoio da Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Metropolitana e o serviço foi realizado.
“Estamos aqui para ordenar o trânsito para que haja mais fluidez nas vias da cidade e trazer mais segurança à população. Algumas pessoas ainda não entenderam isto. Ainda assim, fizemos nosso trabalho e retiramos sucatas que estavam atrapalhando a passagem de pedestres e veículos”, disse o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda.
Outro problema apontado pelo vice-presidente é a sujeira que os veículos acumulam quando ficam muito tempo abandonados. “Quando retiramos os veículos, percebemos que havia muita sujeira embaixo deles. Outro perigo são estes veículos serem focos de doença, esconderijo de bandidos e de entorpecentes, representando um perigo à população”, destacou.
A fiscalização foi realizada pelos agentes do IMMU e atendeu os pedidos de moradores das áreas que denunciaram os veículos abandonados. As equipes mantêm o monitoramento em outras áreas da cidade para identificar sucatas ou veículos em situação irregular.
Os carros removidos são levados ao parqueamento da Prefeitura de Manaus, no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul. Para liberar veículos apreendidos, o proprietário deve dirigir-se ao setor de Atendimento do IMMU, apresentar os documentos, pagar despesas com a remoção e outras pendências como impostos não recolhidos, licenciamento e multas.